fbpx

5 Dicas de Marketing para Profissionais da Saúde

5 Dicas de Marketing para você conseguir mais clientes.

Provavelmente você tem dificuldade em encher a agenda de clientes. Esse é um grande desafio para todo profissional. Porquê a maior parte, e provavelmente você, não teve um treinamento em marketing e vendas para acompanhar a alta capacidade técnica. Nossas 5 Dicas de Marketing com certeza vão te ajudar muito a entender o processo de ter agenda lotada de clientes.

Dica 1: Tenha empatia mercadológica com seu cliente.

Coloque-se no lugar do seu cliente. Entenda as suas motivações, medos, inseguranças e objetivos.

Quais são as motivações dele em comprar o seu serviço?
Por que ele pagaria mais por isso?
O que ele deixou de comprar para pagar a sua sessão? 

Fazendo este exercício de empatia você enxergará as reclamações e anseios do seu cliente com outros olhos, e potencialmente agregar mais valor a ele. Via de regra, nenhum cliente está feliz em gastar seu dinheiro com serviços de saúde ao invés de comprar uma roupa nova, por exemplo. Você ter consciência disso faz completa diferença em como deve acessar e vender para este cliente.

O cliente normalmente tentará achar justificativas e explicações para cortar o gasto com saúde, e faz parte do seu trabalho mantê-lo motivado e informado da necessidade da continuidade.

Você precisa entender muito bem o que motiva cada um dos seus atuais clientes, e o que potencialmente será a motivação dos que você buscará atrair. Quando buscamos entender os clientes vemos que as motivações e necessidades entre eles são relativamente parecidas. Com sua história única por trás, mas como fins parecidos.

Entende-las te dará vantagens e capacidade de agregar valor antes, durante e após ao tratamento.

Dica 2: Comunique os benefícios

Agora que você conseguiu perceber melhor as motivações e interesses dos seus potenciais clientes, precisa comunicar a eles os seus diferenciais e benefícios. Lembre-se dos momentos em que você é cliente, e que não sabe nada sobre os produtos de uma loja, e precisa que o vendedor te explique.

Seu cliente está nesta situação: de desconhecimento das informações. É sua a tarefa de selecionar as informações úteis e relevantes a serem transmitidas para ele.

Você precisa ser informativo, motivador e receptivo na medida certa. Uma conversa muito técnica pode cansar, estressar e até mesmo assustar o cliente. Uma conversa sem elementos técnicos pode fazer o cliente achar que você é despreparado tecnicamente. É preciso encontrar um equilíbrio, que seja confortável para você, e ao mesmo tempo, para os clientes do perfil que você atende.

Cabe a você a mostrar a eles os benefícios que têm em contratar um profissional mais qualificado como você; e os benefícios que terá no curto e longo prazo com o tratamento.

Não venda o seu serviço: venda os benefícios que ele entrega ao cliente.

Em outras palavras: não venda a sessão de tratamento, venda o passeio sem dores com a filha.

Dica 3: Transforme em um momento agradável

Ninguém gosta de momentos ruins e entediantes.
Transforme a consulta/atendimento num momento agradável. Tanto quanto o possível.

Para isso é preciso adaptar o momento para cada um dos clientes.

Alguns clientes querem ficar em silêncio – e talvez você seja muito falante -, outros querem conversar sobre viagem, outros desabafar, outros ouvir música, e assim por diante. No item 1 você viu a importância de entender os clientes, e chegou a hora de usar esta percepção para agregar valor.

Grande parte dos clientes que irão te indicar não farão por causa do seu nível técnico, e sim pelo quão agradável foi o momento com você.

Transformar o atendimento num momento agradável irá também te beneficiar; deixar a sua rotina menos desgastante. Não precisa ser falso ou fingir, simplesmente ter empatia e se preocupar com o lado emocional e psicológico da pessoa atendida.

Dica 4: Tenha presença digital

Tenha estratégia de presença digital. Principalmente em redes sociais.
Você tem o potencial de atingir centenas ou milhares de pessoas em suas redes sociais com as estratégias corretas. E talvez esteja deixando isso de lado, ou não fazendo com todo o potencial.

Talvez até mesmo seus amigos e familiares não saibam das suas especialidades e competências. Você precisa comunicá-las.

Não desperdice as ferramentas e tecnologias sensacionais gratuitas que você tem a sua disposição. Lembre que há 15 anos, um profissional da área da saúde não teria como alcançar de forma tão fácil e barata centenas de pessoas.

Faça publicações no feed e stories das principais redes sociais; seja ativo em grupos de discussão; tenha boas fotos; coloque informações detalhadas e bem estruturadas no seu perfil.

Existem dezenas ou centenas de estratégias que você pode adotar para as redes sociais.

[Conheça nosso Curso Profissionais do Insta: Edição Profissionais da Saúde]

Dica 5: Invista em anúncios digitais

Como viu nas dicas anteriores, você precisa entender o cliente e se comunicar corretamente com ele. Quase todo o marketing se resume a isso.

Com as dicas 1, 2 e 3 você irá deixar satisfeitos e fidelizar seus clientes, aumentando a taxa de indicação. Enquanto a dica 4 te ajudará a aumentar a quantidade de clientes novos da sua própria base de conhecidos e próximos, a custo somente de tempo e dedicação.

Contudo, se você quer aumentar ainda mais os seus resultados; encontrar clientes mais alinhados aos serviços que você oferece, e principalmente, sem gastar muito do seu tempo fazendo isso, precisa fazer anúncios digitais.

Não existe atualmente ferramentas melhores de divulgação para negócios de pequeno porte do que anúncios no Google, Facebook e outras mídias digitais.

Com o Google você consegue ser encontrado pelas pessoas que estão procurando no exato momento por profissionais da sua especialidade. Não é um sonho? Você não gostaria de saber exatamente que pessoas na sua cidade estão neste momento procurando um profissional como você? É isso que o google faz para você, ainda com um custo muito baixo.

Após a configuração inicial dos anúncios, com um investimento de cerca de 100,00 ou 200,00 mensais o Google já deverá trazer um bom resultado de captação de clientes. Considerando que o custo por clique (cada pessoa que clica no seu anúncio) deve girar em torno de R$1,00, terá acesso a 100 ou 200 pessoas interessadas no seu tipo de serviço. Não é sensacional? (os valores são estimativas, que podem variar de acordo com a região e outros fatores.)

Ainda é possível restringir para ser encontrado somente no seu bairro ou cidade; limitar gastos diários e mensais; configurar em que palavras quer ser encontrado, e muitas outras configurações.

Além disso, anúncio no Google é uma divulgação permitida – seguindo determinadas restrições – pela maior parte dos Conselhos Regionais e Códigos de Ética.

Se quiser deixar de depender do acaso para conseguir clientes, esta é uma das melhores maneiras. Você terá uma ferramenta buscando automaticamente clientes para você, sem consumir seu tempo ou muito dinheiro.

Este tipo de estratégia te permite ter controle da sua demanda de clientes.

Outras plataformas, como o Facebook, podem também ser usadas, porém precisam ser utilizadas como mais cuidado por Profissionais da Saúde, pois pode-se infringir regras dos Conselhos de Classe. É preciso que tomar cuidado em fazer anúncio “agressivos” “comerciais” no facebook, ou seja, não pode-se oferecer serviços de forma insinuante. Contudo os Anúncios no Facebook podem ser utilizados de forma discreta ou em conjunto com outras ações, por exemplo, promover uma palestra que você está oferecendo, e que ela sim, trará a você reconhecimento e clientes para você. (Está estratégia é poderosa).

Quem não tem tempo de fazer um monte de postagens nas redes sociais ou outras ações trabalhosas, precisa pensar em utilizar estratégias de prospecção pagas para garantir ter clientes suficientes e sem depender do acaso.

CONCLUSÃO: Existem inúmeras possibilidades de ações de marketing para você conseguir mais clientes. Basta você entender qual a melhor delas para o seu caso, e se preparar adequadamente para executá-las. Se você não tem muito recurso financeiro disponível, e tem tempo livre, é aconselhável fazer estratégias de produção de conteúdo, principalmente no Instagram (conheça nosso Curso Profissionais do Insta: Edição Profissionais da Saúde), ou caso você não possua tempo livre precisa investir em estratégias pagas, como anúncios no Google e Facebook. Seja como for, você deve – e tem condições – tomar o controle da quantidade de clientes. 

Will Ruivo

Will Ruivo

Willian “Will” Ruivo é Empresário, Consultor e Professor de Estratégia, Marketing, Gestão, Finanças, Economia Empresarial, Estatística Aplicada a Negócios, e outras áreas relacionadas a Business. Fundador e CEO da Academia do Lucro e outras empresas, é Professor de Pós-Graduação na PUC Londrina, UNIFESP e UNICIV.

     

Nossos Cursos:

Deixe um comentário